18 de abr. de 2011
Projeto Pedro Bandeira
Os poemas são pássaros que chegam
não se sabe de onde e pousam no livro que lês.
Quando fechas o livro, eles alçam voo
como de um alçapão.
Eles não têm pouso, nem porto,
alimentam-se um instante em cada par de mãos e partem.
E olhas, então, essas tuas mãos vazias,
no maravilhado espanto de saberes
que o alimento deles já estava em ti...
( Mário Quintana)
JUSTIFICATIVA
O Projeto Poesia na Escola, Contadores e Encantadores de Poemas, trabalhará a fala e a leitura por meio de poemas e atividades de pesquisas, análises, interpretações, exposição de ideias , onde o aluno poderá expor suas emoções através de dramatizações baseadas nas obras dos autores previamente indicados através de sorteio a ser realizado na SECEL ( Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer ).
OBJETIVO GERAL
Aproximar o aluno da linguagem poética para que tenha prazer em ler e ouvir poesias e, sinta-se capaz de também brincar com as palavras expressando suas emoções, deixando fluir sua imaginação através da dramatização e da prática da oralidade.
PÚBLICO ALVO
Alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
ORGANIZAÇÃO
O Projeto Poesia na Escola, será desenvolvido nos seguintes momentos:
• A Secretaria de Educação apresentará a proposta à Equipe Pedagógica das escolas da rede.
• Sensibilização dos alunos – apresentação da proposta de trabalho, incluindo os autores a serem trabalhados, e as regras para representação.
PROPOSTA DE TRABALHO
A- O sorteio do poeta e ou poetisa a ser trabalhado em cada escola acontecerá dia 24/01/11, às 15:30 h.
B- O Projeto Poesia na Escola, acontecerá em duas etapas:
- No âmbito da escola – realizado entre os alunos de cada escola da Rede Municipal de Ensino, desta etapa, será classificado um aluno por categoria, que participará da segunda etapa.
- No âmbito da Rede Municipal – realizado entre os alunos classificados no âmbito escolar.
APRESENTAÇÃO
A apresentação dos alunos fica assim definida:
• Acontecerá dentro da própria escola .
• A data para a finalização dos trabalhos no âmbito escolar é dia 05/05/11 e a entrega dos resultados na SECEL é até o dia 12/05/11.
• No âmbito da Rede Municipal – acontecerá de acordo como o cronograma abaixo:
- no dia 25/05/11 - Fundamental II e Educação Infantil e
- no dia 26/05/11 – Fundamental I
CRITÉRIOS DE APRESENTAÇÃO
Para as apresentações, os participantes devem observar:
• Cada aluno, individualmente, deve apresentar uma poesia do autor.
• O aluno poderá utilizar recursos de figurino e sonoplastia durante sua apresentação. Caso seja necessário, a escola poderá usar outros alunos para coreografia, lembramos que estes alunos não concorrem.
PREMIAÇÃO
As premiações do Projeto Poesia serão:
• Na escola : serão premiadas as três melhores apresentações de cada categoria, sendo que será enviado à SECEL somente o nome do 1º colocado. Os prêmios ficarão a critério da Equipe Escolar.
• No âmbito da Rede Municipal – serão premiadas as 3 melhores apresentações de cada categoria. Todos os participantes desta etapa receberão Certificado de Participação no Projeto de Poesia.
JULGAMENTO
No julgamento serão observados os seguintes itens:
• A interpretação da poesia – sentimentos, emoção, interação com o público.
• Figurino e sonoplastia.
COMPOSIÇÃO DO JÚRI
O júri será composto por pessoas ligadas às artes , especialmente à Literatura..
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA 0 4º E 5º ANO
1- BIOGRAFIA: “História de um contador de histórias”
Pedro Bandeira nasceu em Santos –SP, em 1942.
Veio para São Paulo em 1961 estudar Ciências Sociais. Foi jornalista, publicitário, editor, ator de teatro e de comerciais de televisão.
Ele é uma daquelas pessoas que chamam de “escritor” só porque inventa histórias para os jovens. Já que ele as inventa, fica claro que essas histórias não aconteceram, não é? Por isso ele não passa de um contador de mentiras. Aliás, desde pequeno ele teve muito jeito para isso ( Para escrever? Não! Para contar mentiras...).
Quando cresceu, Pedro Bandeira decidiu contar essas mentiras por escrito, pois em mentira escrita tem até gente que acredita. Assim, Pedro Bandeira virou um escritor, profissão gostosa em que ele pode mentir à vontade!
E ele já contou um monte de mentiras por escrito, é só conhecer os seus livros de histórias e poesias.Até mentiras com rimas ele conta nos seus livros. Que tal conhecer mais a obra de Pedro Bandeira?
2- NOME DA GENTE
Por que é que eu me chamo isso
E não me chamo aquilo?
Por que é que o jacaré
Não se chama crocodilo?
Eu não gosto
do meu nome,
Não fui eu
Quem escolheu.
Eu não sei
Por que se metem
Com um nome
Que é só meu!
O nenê
Que vai nascer
Vai chamar
Como o padrinho,
Vai chamar
Como o vovô,
Mas ninguém
O que pensa
O coitadinho.
Foi meu pai quem decidiu
Que o meu nome fosse aquele.
Isso só seria justo
Se eu escolhesse
O nome dele.
Quando eu tiver um filho,
Não vou pôr nome nenhum.
Quando ele for bem grande,
Ele que procure um!
( Pedro Bandeira)
• Discussão: - Você gosta do seu nome?
- Quem o escolheu?
- Se pudesse escolher o próprio nome, como você se chamaria?
- Se você tivesse um filho, que nome daria a ele?
• BRINCANDO COM NOMES
Leia.
João corta pão.
Maria mexe angu.
Teresa arruma a mesa
para a festa de Laís.
Agora complete o texto escrevendo nomes de colegas da turma:
------------------------------- corta pão.
------------------------------- mexe angu.
--------------------------- arruma a mesa para a festa de -----------------.
• Leia.
O QUE É, O QUE É?
É meu, mas meus amigos usam mais que eu.
( R: o meu nome)
3- RESOLUÇÃO
Resolvi fugir de casa,
Nessa casa não dá mais.
Vou juntar tudo o que eu tenho
E não volto aqui jamais.
Dois piões e uma fieira,
Meu álbum de figurinhas,
O meu jogo de botão
E a coleção de tampinhas.
Dez bolinhas e um barbante,
Um balão e dois apitos,
Mais dois sapos ressecados
E a coleção de palitos.
Nunca mais vou estudar,
Digo adeus para a escola.
Já está tudo reunido,
Vou encher esta sacola.
Mas agora eu me lembrei,
Logo que a mamãe chegar,
Vai ter bala de hortelã.
Vou guardar minha sacola,
Deixo a fuga pra amanhã.
(Pedro Bandeira)
• Fazer uma estrela no início de cada estrofe.
• Fazer um triângulo no final de cada estrofe.
• Dramatização da história contada na poesia.
• Colorir da mesma cor os pares de rimas que aparecem na poesia.
• Copiar e ilustrar com criatividade a poesia.
4- ESSE PEQUENO MUNDO
Sei que o mundo é mais que a casa,
Mais que a rua, mais que a escola,
Mais que a mãe e mais que o pai.
Vai além do horizonte,
Que eu desenho no caderno,
Como linha reta e preta,
Que separa azul de verde.
Sei que é muito, sei que é grande,
Sei que é cheio, sei que é vasto.
Me disseram que é uma bola,
Que flutua pelo espaço,
Atirada pelo chute
De um gigante poderoso;
Vai direto para um gol,
Que ninguém sabe onde é.
Mas pra mim o que mais conta
É este mundo que eu conheço
E que cabe direitinho
Bem debaixo do meu pé.
( Pedro Bandeira)
• Copiar e ilustrar a poesia.
• Poesia fatiada ( recortar cada estrofe do poema e pedir que organizem, colando no caderno ).
5- NAMORO DESMANCHADO
Já não tenho namorada
e nem ligo para isso
é melhor ficar sozinho
namorar só dá enguiço.
Eu conheço meus colegas
sei que vão argumentar
que pra não ser mais criança
é preciso namorar.
Mas a outra só gostava
de conversa e de passeio
e queria que eu ficasse
de mãos dadas no recreio!
E eu ali,sentado e quieto,
no recreio lá da escola
de mãos dadas feito um bobo,
vendo a turma jogar bola!
Gosto mesmo é de brincar,
faça chuva ou faça sol.
namorar não quero mais:
Eu prefiro o futebol! ( Pedro Bandeira)
• Copiar e ilustrar a poesia.
• Colorir da mesma cor os pares de rimas em cada estrofe.
• Colocar uma estrela no final de cada estrofe.
6- VAI JÁ PARA DENTRO, MENINO!
Vai já pra dentro, menino!
Vai já pra dentro estudar!
É sempre essa lengalenga
Quando o que eu quero é brincar...
Eu sei que aprendo nos livros,
Eu sei que aprendo no estudo,
Mas o mundo é variado
E eu preciso saber tudo!
Há tanto pra conhecer,
Há tanto pra explorar!
Basta os olhos abrir,
E com o ouvido escutar.
Aprende-se o tempo todo,
Dentro, fora, pelo avesso,
Começando pelo fim,
Terminando no começo!
Se eu me fecho lá em casa,
Numa tarde de calor,
Como eu vou ver uma abelha
a catar pólen na flor?
Como eu vou saber da chuva,
Se eu nunca me molhar?
Como eu vou sentir o sol,
Se eu nunca me queimar?
Como eu vou saber da terra,
Se eu nunca me sujar?
Como eu vou saber das gentes,
Sem aprender a gostar?
Quero ver com os meus olhos,
Quero a vida até o fundo,
Quero ter barro nos pés,
Eu quero aprender o mundo!
( Pedro Bandeira)
• Copiar e ilustrar a poesia.
• Fazer um mural com as poesias ilustradas com muita criatividade.
• Colorir da mesma cor os pares de rimas em cada estrofe.
7- QUEM EU SOU?
Eu às vezes não entendo!
As pessoas em um jeito
De falar de todo mundo
Que não deve ser direito.
Em cada lugar que eu vou,
Na escola, na rua também,
Ouço dizerem assim,
Quando se fala de alguém:
- Você conhece Fulano,
que chegou de uma viagem?
- O pai dele é muito rico,
tem dois carros na garagem!
- E o Maneco, lá do clube?
Pensa que é rico também?
Precisa ver que horrível
é o tênis que ele tem!
Aí eu fico pensando
Que isso não está bem.
As pessoas são quem são,
Ou são o que elas têm?
Eu queria que comigo
Fosse tudo diferente.
Se alguém pensasse em mim,
Soubesse que eu sou gente.
Falasse do que eu penso,
Lembrasse do que eu falo,
Pensasse no que eu faço
Soubesse por que me calo!
Porque eu não sou o que visto.
Eu sou do jeito que estou!
Não sou também o que eu tenho.
Eu sou mesmo quem eu sou!
( Pedro Bandeira )
• Ilustrar a poesia.
• Circular as rimas.
• Copiar as palavras com ss que aparecem na poesia e formar frases com elas.
• Discussão - O que é mais importante: o que a pessoa tem ( roupas, brinquedos, carros, dinheiro...) ou que a pessoa é ( amiga, honesta, trabalhadora ... )?
8 - Ler, conversar sobre a poesia e ilustrar.
BRANCOS E NEGROS
O brancos são muito diferentes dos negros.
Mas depende do branco e depende do negro.
Na minha caixa de lápis de cor,
o branco não serve pra nada.
Só o preto é que serve para desenhar.
Por isso, os dois são muito diferentes.
Tem o giz e tem o carvão.
Eles são iguais.
Os dois servem pra desenhar.
Com o giz, a gente desenha na lousa.
Com o carvão, a gente desenha um bigode
na cara do irmão,
para a festa de São João.
Nesse negócio de música,
não tem branco.
Só tem preto,
porque música mora em disco,
e todos os discos que eu conheço
são pretos .
Nunca vi um disco branco.
O papel é branco.
Papel preto é chamado carbono
e copia por baixo
tudo o que a gente escreve por cima.
A noite é preta,
mas o dia não é branco.
O dia é azul.
Então o preto da noite é só da noite.
Não é igual nem diferente de nada.
O leite é branco e o café é preto.
De café eu não gosto,
Também não gosto de leite,
quando ele está branco.
Prefiro misturar com chocolate.
Aí o leite fica marrom.
Marrom como minha amiga.
Outro dia me disseram que ela é negra,
mas ela é marrom.
Eu estou com raiva dela,
porque ela tirou
uma nota melhor que a minha
na prova do mês.
Mas eu não quero ser diferente dela.
Vou estudar bastante.
Na próxima prova,
eu e ela vamos ficar iguais.
(Pedro Bandeira )
• Ilustrar a poesia.
• Circular de cores diferentes cada estrofe da poesia.
9 - A FARMÁCIA E A LIVRARIA
Lá na rua em que eu pensava,
Tinha uma livraria
Bem do lado da farmácia.
Todo mundo ia à farmácia
Comprar frascos de saúde.
E depois ia do lado,
Pra comprar a liberdade.
( Pedro Bandeira )
• Criar um mapa que represente a poesia de Pedro Bandeira.
• Faça uma lista do que podemos encontrar numa farmácia.
• Faça uma lista do que podemos encontrar numa livraria.
CULMINÂNCIA:
• No dia do aniversário da escola ( Mês de Abril) , 1 aluno de cada sala deverá declamar uma poesia do Pedro Bandeira.
• No dia 14/04 acontecerá o Sarau de Poesias na escola, quando os jurados deverão escolher a melhor apresentação e o nome do aluno será enviado à SECEL.
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